Mais Autoconhecimento Erickson Rosa

AUTOESTIMA: Tudo que você precisa saber para elevar a sua

A autoestima afeta nosso trabalho, estudo, relacionamentos e vida pessoal. Esse aspecto é muito importante e define muitas coisas em nossa vida. Por essa razão decidi me dedicar para escrever esse texto. Para ajudar você a regar esse sentimento de amor e compaixão por si mesma.

O QUE É A AUTOESTIMA? 

Primeiramente, precisamos entender o que é na verdade autoestima.  Segundo o dicionário é a “qualidade de quem se valoriza, se contenta com seu modo de ser e demonstra, consequentemente, confiança em seus atos e julgamentos”.

QUAL A VISÃO DA PSICOLOGIA SOBRE AUTOESTIMA?

A visão de si mesmo é fundamental para termos uma vida repleta de bem-estar e saúde. Se não queremos bem a nós mesmos, isso se reflete em nossa vida e em nossas relações, pois afinal, se não gostamos de nós mesmos, como poderemos amar e cuidar dos outros. Por essa razão ela afeta nossa vida pessoal e profissional. 

A autoestima é o conceito e o carinho que temos sobre nós mesmos. Mas ele não nasce do dia para noite. Há pilares que sustentam esse amor que manifestamos por nosso ser. 

PILARES DA AUTOESTIMA

ACEITAÇÃO DE SI: aceitar a si mesmo é entender suas qualidades e defeitos. É saber que sua manifestação é única e não criticar a si mesmo por erros ou ações negativas do passado. Aceitar como se é produz uma autoestima positiva.

CONFIANÇA EM SI: É preciso aprender a confiar em si mesma. Errar e acertar faz parte da vida e, por essa razão, devemos confiar em nossas ações. Tendo uma visão positiva referente a suas atitudes e ações gerará uma autoestima mais elevada.

CONEXÃO: Essa é a capacidade que temos de estarmos em contato com as pessoas e de nos relacionarmos com elas e de lidarmos com as situações difíceis que emergem dos relacionamentos. É nossa capacidade de sentir como nossas ações ressoa no campo social.

COMPAIXÃO: Quando temos a capacidade de entender o outro no mundo dele, de ficarmos alegres pela felicidade do outro, realmente entendemos o que é a compaixão. Paradoxalmente, ao manifestarmos a compaixão pelos outros, aumentaremos a compaixão por nós mesmos.

GENEROSIDADE: Ao manifestarmos essa qualidade nos conectamos com as pessoas e nossa autoestima se manifesta. Isso acontece porque começamos a sair do autocentramento e ir em direção a sabedoria de que a felicidade reside no outro.

COMO PODEMOS ADQUIRIR AUTOESTIMA 

Se sabemos quais são os pilares que geram uma autoestima elevada, podemos trabalhar esses pilares. Vamos listar 10 práticas que fortalecem esses pilares e 10 hábitos nocivos que enfraquecem sua autoestima.

10 PRÁTICAS DIÁRIAS PARA AUMENTAR A AUTOESTIMA

 

  • PRESTE ATENÇÃO EM VOCÊ. Aumente sua atenção em suas emoções, pensamentos e ações. Preste atenção ao seu corpo e aumente sua atenção a si mesmo. Essa prática aumentará sua atenção plena.
  • CUIDE DE VOCÊ. Depois de aumentar sua atenção sobre suas necessidades, comece a cuidar de seu corpo e de sua mente. Cuide o que você come, o que lê, o que assiste. Busque coisas elevadas para seu corpo e alma. 
  • ACEITE-SE COMPLETAMENTE. Não é aceitar somente as coisas boas, mas sim tudo que há em você, bom ou ruim. Aceite que cada parte de você existe como uma manifestação única no mundo.
  • CONFIE EM VOCÊ MESMO. Aprenda a manifestar uma energia de confiança em você. Cada ação que fazemos no mundo é sempre a melhor que podemos naquele momento. Sempre tomamos a melhor escolha possível. Aprenda a confiar nas suas.
  • OFEREÇA: Compartilhe e pratique a generosidade. Aprenda compartilhar o amor, sua escuta, seu tempo, seu conhecimento. Ofereça as pessoas o que você tem em abundância. Ao fazer isso sairá do autocentramento e seu amor por tudo e por você mesmo aumentará.
  • SEJA GRATO. Desenvolva a gratidão por todas as coisas em sua vida. Aqui no blog escrevi um texto que lhe ajudará a desenvolver essa habilidade.
  • COMEMORE. Na vida acertamos e erramos, mas normalmente, focamos mais nos nossos erros que acertos. Por isso, aprenda a comemorar suas vitórias. É importante que também demonstre essa energia de felicidade.
  • AUMENTE SEU AUTOCONHECIMENTO: O que mais funciona para você? Praticar um esporte, escrever, fazer exercícios? Aprenda a se conhecer mais e ver o que gera mais energia em você.
  • SEJA VERDADEIRO COM VOCÊ: Não minta para você mesmo. Seja sincero sobre suas potencialidades e fraquezas e as abrace. Aceite como sendo parte de sua manifestação.
  • MANIFESTE O PERDÃO. Perdoe em todas as direções. Perdoe a si mesmo e as pessoas que fizeram algo para você. O perdão cura e gera uma energia de amor. Você pode utilizar também a oração do perdão que está aqui no blog.

 

10 HÁBITOS QUE ATRAPALHAM A AUTOESTIMA

 

  • Preocupar-se apenas com seus problemas
  • Criticar-se a todo momento
  • Não reconhecer suas habilidades
  • Remoer o passado
  • Culpar-se e culpar os outros
  • Isolar-se e não cultivar relações
  • Não confiar em suas capacidades
  • Ter uma má alimentação
  • Não cuidar de seu corpo
  • Não cuidar das pessoas que estão a sua volta

 

Como trabalhar a autoestima das crianças 

 

  • Elogie suas conquistas. Isso reforça a autoestima da criança.
  • Seja o exemplo. Se você tiver uma autoestima positiva, 
  • Ensine a criança que ela não precisa ser boa em tudo. Isso é uma cobrança excessiva, que gera uma não aceitação de uma parte dela. 
  • Ensine-a a aceitar seus erros e fracassos como aprendizados.
  • Faça com que ela aprenda sobre suas emoções e tenha conhecimento de si mesma.
  • Alimente a gratidão. Esse sentimento ajuda na autoestima. Veja como nesse texto.

 

METAS E AUTOESTIMA

As metas podem ajudar a aumentar sua autoestima?

Sim, mas…

Primeiramente, devemos entender que as metas podem nos ajudar a aumentar nossa autoestima, mas também pode diminuir nosso amor próprio quando não realizadas corretamente.

Como isso pode acontecer? 

Imagine que você combinou algo muito importante com um amigo seu. Digamos algo simples, como buscar você no aeroporto. Porém, ele acabou quebrando esse combinado e não foi buscar você. É provável que você confie um pouco menos em seu amigo. Mesmo que ele tenha um bom argumento para quebrar esse combinado.

Agora digamos que ele acabe quebrando e quebrando os combinados com você, é natural que você perca a confiança nas ações dele e em todas suas promessas.

d3c5b80d-e8d6-4fad-90ef-1249232ba74cÉ exatamente o que acontece conosco quando não cumprimos nossas metas e objetivos traçados. Se você vive quebrando as promessas que faz para si mesma, está diminuindo a confiança que você tem em si. Da mesma forma se você nunca atinge seus objetivos, diminui sua autoestima, pois é uma forma de dizer para si mesma, através das ações, que é incapaz de alcançar seus objetivos.
Por isso é importante, antes de estabelecer as metas, criar objetivos que você considera alcançáveis.

Traçar metas impossíveis só irá gerar desistência e desmotivação. E isso vai acabar diminuindo sua confiança em você mesma e consequentemente sua autoestima. Essa meta pode até ser uma meta desafio, mas nunca algo que você considere inatingível. De outra forma é provável que você desista rapidamente. É fundamental ter uma meta que você creia ser capaz de alcançar. Não coloque metas impossíveis e inalcançáveis. Isso gera desmotivação e acaba com seu compromisso interno.

Outro ponto importante para considerar é você ir do micro para o macro.

Ir do micro para o macro é traçar metas pequenas que ajudarão você a alcançar seu objetivo. Ou seja, metas menores que auxiliarão seu caminho para o alcance de metas maiores. Afinal, os resultados em nossa vida acontecem pelos pequenos hábitos diários, são as pequenas ações que moldam nosso resultado. A própria autoestima é construída através de hábitos saudáveis de amor consigo.

É importante traçar metas, porém é necessário que você saiba como chegar nelas. Ou seja, quais os passos que você precisa dar para alcançar seus objetivos.

Por exemplo, se o seu objetivo é acabar com a procrastinação, coloque uma meta que pelo menos duas vezes por semana você buscará sobre esse assunto e estudar métodos para você reduzir esse hábito autossabotador. (inclusive se quiser saber mais sobre procrastinação, você pode acessar esse vídeo onde ensino duas técnicas para você parar de enrolar. Clique aqui e veja).

O terceiro ponto é você entender o porquê você quer alcançar esse objetivo. De nada adianta traçar metas se elas não possuem sentido para você. O ponto aqui é você mudar a pergunta de o que você quer da vida para o que você quer na vida. O Sentido que tem para você percorrer esse objetivo e alcançá-lo.

No Treinamento avançado Coach Matinal Members trabalhamos com o Método AFP para que você encontre os seus valores, sua visão e sua missão de vida. Para que encontre seu propósito e consequentemente a realização profissional financeira, familiar e emocional. Mas para isso trabalhamos algo muito maior que sua missão de vida, o sentido da missão de vida, que é o porquê você busca a realização dessa missão. Mas isso deixamos para ouro texto, ok?

Baixe o E-book os 7 Passos para aumentar sua autoestima. É gratuito

Se você gostou desse texto, ficou com alguma dúvida, quer dar alguma sugestão, comente abaixo, ou então envie um e-mail para mim. Quem sabe no próximo texto responderei a sua dúvida.

Uma das coisas que trabalhamos aqui no Coach Matinal é o compartilhar. Compartilhar conhecimentos e boas vibrações para ajudar o maior número de pessoas a encontrarem o sentido de sua missão de vida. Por isso, se você acredita que do fundo do seu coração esse artigo ajudará alguém, compartilhe e envie esse material para essa pessoa que você tanto gosta.

Assim ela também saberá que você se importa com ela.

Se gostou desse artigo de um curtir ai e se quiser receber mais materiais especiais e avançados sobre esse assunto, inscreva-se em minha lista preferencial clicando aqui, pois sempre envio um material especial e incrível para quem assina minha lista preferencial. Tá certo? Então um grande abraço e até o nosso próximo artigo.

 
Erickson Rosa

Sobre o autor | Website

Psicólogo clínico laureado pela PUCRS. Terapeuta formado em psicoterapia e em reprogramação mental. Autor do E-book com mais de 10.000 downloads, Cure a Ansiedade Sem Remédios. Desenvolvedor do Projeto Felicidade Consciente, do Método dos 8 passos e Colunista do UOL no Blog Horóscopo Virtual.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!



Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.