Tenha controle da sua vida

Faça Como 10.968 Leitores e Baixe Gratuitamente Agora os 8 Métodos Comprovados Para a Cura da ANSIEDADE.

Mais Autoconhecimento Erickson Rosa

Ser Feliz Genuinamente. (As 5 virtudes da felicidade)

A felicidade genuína encontra-se em aspectos mais profundos e sinceros, ela não está no mundo, pois somos nós que trazemos a felicidade ao mundo. Logo a felicidade não pode residir nas coisas, mas sim nas próprias pessoas.

Ser Feliz Genuinamente. (As 5 virtudes da felicidade)

Todos nós buscamos a felicidade, buscamos a resposta para como ser feliz incessantemente. É importante compreender que todas as pessoas buscam ser feliz. Até mesmo quem faz guerra procura a felicidade. Mesmo que de maneira equivocada, acredita que aquele modo é a maneira correta de ser feliz.

Em nossa sociedade a felicidade está calcada em 3 aspectos: Status, fama e dinheiro. Por mais que muitos saibam que a felicidade não reside ali, todos lutam para ter esses três aspectos em sua vida. A internet está cheia de exemplos de pessoas que se submetem a tudo pela fama.

feliz-felicidadeEntretanto, em uma pesquisa realizada e apresentada no documentário “Happy” a felicidade não se encontra nesses aspectos. O que você encontrará ali são prazeres temporários que irão fazer você querer mais. É como comer uma barra de chocolate e gostar do sabor. Logo irá querer mais e mais.

A felicidade genuína encontra-se em aspectos mais profundos e sinceros, ela não está no mundo, pois somos nós que trazemos a felicidade ao mundo. Logo a felicidade não pode residir nas coisas, mas sim nas próprias pessoas. A felicidade está ligada as qualidades e virtudes que expressamos durante nossa existência. Quanto maior a expressão dessas virtudes, mais a felicidade será manifestada.

Essas virtudes existem em nosso ser, mas estão abafadas pelo véu da falta de conhecimento delas. Esquecemo-nos de olhar para dentro de nós e observar que essas qualidades já estão ali. Procuramos fora o que já possuímos em nossa natureza. Devemos limpar nossa mente para poder acessar essas virtudes, se desejamos realmente alcançar a felicidade.

Vou explicar cada uma das virtudes e porque elas são tão importantes para o seu reencontro com a felicidade.

As 5 Virtudes da Felicidade (Ser feliz)

meditasyon-kursu1ª Consciência: A consciência é a qualidade que temos de observar nossos próprios pensamentos. Todo ser humano é capaz de fazer isso, de pensar sobre o próprio pensar. Contudo, grande parte de nós não gostamos de pensar sobre o que fazemos e sobre nossos próprios processos internos.

A grande maioria ignora que são seus pensamentos que produzem sua realidade e acredita que o mundo externo é responsável por sua infelicidade. Veja que seus pensamentos geram emoções, que acionam suas ações e isso produzirá resultados. Esses resultados são por fim criados por seus pensamentos.

Aumentar a consciência é imprescindível para quem deseja realmente ser feliz. Estar atento às emoções que flutuam e as respostas emocionais automatizadas. Para saber se está no automático basta que se questione como você reage quando alguém diverge de você? Como você se comporta quando lhe ofendem? Quando você sente um vazio interior ignora isso, ou tenta realmente encontrar a resposta?

Quanto mais inconsciente estamos menos pensamos sobre nossas emoções e pensamentos, menos nos observamos e menos nos conhecemos verdadeiramente. Não há como ser feliz sem se conhecer.

 

2ª Compaixão: Compaixão é a manifestação de um impulso altruísta em relação ao sofrimento do outro. É ter um sentimento de ternura para aquele que está em sofrimento. Porém, são poucas pessoas que manifestam a compaixão.

Normalmente, manifestamos compaixão somente com pessoas que amamos e temos simpatia. Raro é a pessoa que consegue manifestar compaixão para alguém que fez algum mal, ou que não lhe é querido.

Baixe gratuitamente o e-book. Clique aqui

Falta a consciência de que a pessoa que faz outros sofrerem está na verdade em profundo sofrimento. Essa pessoa sofre tanto que sua tristeza transborda. Ela contamina outras pessoas com sua tristeza. Ela precisa de ajuda verdadeiramente. Se compreendermos isso, seremos capazes de manifestar a compaixão e nossas relações irão prosperar.

Alegria: Pode até mesmo parecer que a nossa alegria depende de aspectos externos, só que isso é apenas aparência. A verdade é que nossa alegria depende única e exclusivamente de como está o nosso interior.

Todos nós podemos manifestar essa alegria. Até mesmo uma criança possui essa capacidade. De sorrir diante dos eventos. O problema é que somos ensinados a classificar eventos e situações como boas e ruins. E que a reação para eventos ruins é ficarmos tristes. Isso é tão construído em nossa sociedade que se uma pessoa que perde algum parente e não chora no velório é considerada uma pessoa fria. É vista como estranha.

A alegria é uma questão de escolha. Podemos ser felizes ou não. Temos a escolha de cultivarmos pensamentos de alegria, ou de lamúria e tristeza. Pense o seguinte, se hoje fosse seu último dia na terra, como escolheria viver? Triste ou feliz? Com o que se importaria? O que não teria mais sentido? Como você viveria esse dia? O que diria para as pessoas?

A questão está em sua postura, em sua visão sobre a realidade. Você não precisa esperar a morte chegar para manifestar a sua alegria. Manifeste-a agora.como ser feliz2

4ª Equanimidade: Equanimidade é a capacidade de ser estável, de não se abalar pelas situações do cotidiano e de manter nosso estado emocional e mental em a serenidade, mesmo diante das adversidades. Pode parecer utópico esse estado, mas acredite é possível.

Possuímos a capacidade de manifestar a equanimidade, porém durante nossa vida inteira não aprendemos a ficar em silêncio. Somos ensinados a nos mover e a reagir a quaisquer situações. Temos comportamentos e respostas emocionais automáticas aos eventos. Uma pessoa que foi tratada aos berros durante sua infância, terá respostas de medo, ou de defesa e agressão durante uma discussão. Ela não conseguirá se manter serena.

Inscreva-se no treinamento gratuito O Fim da Autossabotagem.. Clique aqui

A boa notícia é que como já possuímos essa capacidade, podemos utilizá-la e desenvolvê-la. Da mesma forma que uma pessoa ociosa inicia uma academia. Ela não tem sua musculatura desenvolvida, mas não significa que não tenha musculatura. De outro modo seria impossível desenvolver algo que não existe em nosso interior.

5ª Amor: O Amor é a capacidade de manifestarmos o carinho e o verdadeiro desejo que a pessoa encontre a verdadeira felicidade. Contudo, nossas emoções, normalmente, são direcionadas de felicidade ser felizacordo com o comportamento do outro. Se a pessoa nos trata de maneira positiva, ficamos alegres, se a pessoa nos trata de maneira negativa, passamos a não gostar mais dessa pessoa.

Isso acontece porque falta amor por nós mesmos e consciência de nossos comportamentos. Dessa forma entramos em relacionamentos baseados em carência e focados em preencher nossas próprias necessidades. Isso produz infelicidade e frustração, pois se a pessoa não atende nossas expectativas, gera sofrimento na relação.

Todos nós possuímos o amor dentro de nós. Ele é uma semente que precisa ser germinada para que se possa, através dele, aprender como ser feliz. Isso só é possível a partir de uma nova perspectiva de si mesmo. Devemos desenvolver as outras virtudes para que consigamos manifestar um amor pleno, para enfim alcançarmos a felicidade genuína.

A consciência, a compaixão, a alegria, a equanimidade e o amor devem ser cultivados como uma semente que precisa da luz do sol e de um terreno fértil para crescer e florescer.

A Felicidade reside em você, basta que tire a névoa da inconsciência para que descubra essa verdadeira realidade.

 
Erickson Rosa

Sobre o autor | Website

Psicólogo graduado pela PUCRS. Terapeuta formado em psicoterapia e em reprogramação mental. Autor do E-book com mais de 10.000 downloads, Cure a Ansiedade Sem Remédios. Desenvolvedor do Projeto Coach Matinal, do Método dos 8 passos e Colunista do UOL no Blog Horóscopo Virtual e Felicidade Consciente.

Baixe Gratuitamente o Livro Ansiedade Sem Remédios, Volume 2.

Baixe Gratuitamente o Livro Ansiedade Sem Remédios, Volume 2.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

1 Comentário

  1. Nossa quanta profundidade! e o melhor e que eu posso desenvolver isso , a paz!

     
Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.