Tenha controle da sua vida

Faça Como 10.968 Leitores e Baixe Gratuitamente Agora os 8 Métodos Comprovados Para a Cura da ANSIEDADE.

Mais Prosperidade Erickson Rosa

Como ensinar Gratidão para seus filhos

Como ensinar para seus filhos a poderosa energia da gratidão? Nesse texto abordo 5 maneiras simples e fáceis de ensinar seus filhos a serem gratos e a manifestarem essa poderosa energia de realização.

Como ensinar Gratidão para seus filhos

Aqui no Felicidade Consciente trabalhamos com a Gratidão, tendo inclusive a Oração da Gratidão. Muitos pais escreveram para mim e perguntaram: “Como faço para ensinar aos meus filhos a serem gratos”? Relatando que seus filhos não sabem o quanto eles possuem. Muitos pais ficam realmente irritados quando seus filhos não demonstram esse sentimento. Ser pai ou ser mãe requer uma poderosa capacidade de sair do autocentramento. De abrir espaço em nossa mente e coração para uma pessoa que surge em nossa vida. É necessária uma capacidade de compaixão e de amor sem iguais.

A capacidade de ser grato amplia as emoções positivas e diminui a expressão de sentimentos negativos, gerando mais satisfação com o trabalho, com as relações e com a vida em geral.

Mas será que se as crianças praticarem a gratidão terão os mesmos benefícios que um adulto? Várias pesquisas apontam que sim.

O psicólogo Jeffrey Froh realizou uma pesquisa com crianças entre 8 e 11 anos de idade. Nessa pesquisa os alunos aprendiam sobre gratidão e escreviam textos agradecendo a associação de pais e mestres na escola. Os resultados mostraram que as crianças que tiveram aulas sobre gratidão, manifestavam mais gratidão e emoções positivas que as crianças que não tiveram as aulas.

Ainda sobre esse estudo, a conclusão de Froh e sua equipe é de que as crianças podem aprender a observar o mundo pelo filtro da gratidão. Isso as torna mais felizes e sensíveis a conexão com o outro, porque aprendem a empatizar.

Decidi escrever esse texto e falar, sem rodeios, como você pode ajudar seu (sua) filho (a) a manifestar a gratidão.

Gratidão passo 1: Auxilie as crianças a entender suas emoções e pensamentos.

As crianças precisam de ajuda para entenderem suas emoções e seus pensamentos. Um bebê, por exemplo, não consegue verbalizar suas emoções. Dessa forma, toda sua carga de tensão acaba refletindo em seu corpo e por meio do choro. Por isso que muitos bebês têm cólicas e outros sintomas físicos. Porque não conseguem verbalizar e simbolizar no psiquismo recém formado. Quando não verbalizamos ou simbolizamos em nossa mente, aquilo toma forma no corpo.

As crianças precisam de ajuda para entender as emoções e nomeá-las, explicando o que é a gratidão e como isso pode ajuda-la. As crianças precisam de um trabalho para pensar em suas emoções e pensamentos separados do outro. Por isso podemos ajudá-la a pensar em como o outro se sente e como ele deve estar pensando sobre tal fato. Além de desenvolvermos a empatia, ajudamos a criar um sentimento de gratidão quando explicamos a criança tal emoção.

Gratidão passo 2: Todos nós aprendemos mais pelo exemplo.

De nada adianta pedirmos para nossos filhos estudarem se não abrimos nem um livro para ler. Isso porque as crianças aprendem de diversas formas. Mas o exemplo que damos a eles com nossas atitudes são muito mais marcantes que qualquer outra forma de ensinamento.

Se formos pessoas que possuam gratidão e realizam as afirmações de agradecimento constantemente, nossos filhos seguirão esse exemplo. Eles farão de nosso comportamento o deles.

Por outro lado, se somos pessoas que reclamam e a todo momento ruminamos os acontecimentos, é muito provável que sigam esse exemplo negativo também. Temos sempre que pensar sobre que tipo de exemplo estamos dando para nossos filhos. Porque nós somos a base de nossos filhos e o modelo que eles seguirão.

Gratidão passo 3: Lembre as crianças porque os laços criados com os adultos são importantes.

Precisamos mostrar as crianças que os adultos serão sua fonte de apoio e que, quando precisarem, podem recorrer a eles. Sejam os pais, professores, tios, cuidadores, avós, quando a criança se sente segura ela pode sentir-se grata pelo ambiente acolhedor.

Essa rede de apoio e cuidado auxilia no desenvolvimento dessa capacidade de ser grato. Em momentos difíceis será como um recurso interno que a criança poderá utilizar. Lembrar as crianças que de nesses momentos difíceis podem contar com essas pessoas importantes, ressalta a energia de ser grato.

Gratidão passo 4: Mostre a seu filho pelo que ser grato (a).

Não hesite em falar para seu filho ou sua filha pelo que você é grato (a). Porque ao falar isso você também demonstra as coisas que são importantes.

Ser grato por viver em um planeta lindo, por respirar, por ter acesso as coisas simples da vida, porque sem elas não existiríamos.

Ao mostrar esse nível de gratidão aos nossos filhos, eles aprenderão a dar valor pelas coisas realmente importantes na vida, porque mostramos a riqueza que habita em cada instante em nossa vida.

Gratidão Passo 5: Realize atividades com seu filho que expressem a gratidão.

Podemos incluir as crianças em práticas de gratidão fortalece o aprendizado nessa prática poderosa. Porque ao observar outras crianças e adultos realizando essa prática, as crianças tendem a modelar aqueles que tem como ideal.

Ao incluir crianças em práticas, como gratidão familiar e carta da gratidão, ajuda a entenderem o significado de serem gratos. Assim elas incluirão essas ações no seu dia a dia.

Podemos ensinar as crianças a serem gratos por seu abrigo, comida, água quente. Assim também como outras coisas simples que são tão importantes para nossa vida. Porque ao mostrarmos pelo que somos gratos, demonstramos às crianças quantas coisas simples são importantes e que muitas vezes não consideramos. Exatamente por termos elas e nos focarmos na falta das coisas.

Você também pode ensinar a oração da gratidão para seu filho e filha: Veja a Oração clicando aqui.

 

 
Erickson Rosa

Sobre o autor | Website

Psicólogo graduado pela PUCRS. Terapeuta formado em psicoterapia e em reprogramação mental. Autor do E-book com mais de 10.000 downloads, Cure a Ansiedade Sem Remédios. Desenvolvedor do Projeto Coach Matinal, do Método dos 8 passos e Colunista do UOL no Blog Horóscopo Virtual e Felicidade Consciente.

Baixe Gratuitamente o Livro Ansiedade Sem Remédios, Volume 2.

Baixe Gratuitamente o Livro Ansiedade Sem Remédios, Volume 2.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.