Tenha controle da sua vida

Faça Como 10.968 Leitores e Baixe Gratuitamente Agora os 8 Métodos Comprovados Para a Cura da ANSIEDADE.

Mais Sentido Marjorie Jonsson

Escolher a Profissão Certa Sem Contar Com a Sorte

Escolher a Profissão Certa Sem Contar Com a Sorte

Escolher a profissão certa sem contar com a sorte pode parecer um desafio, mas nesse post vou entregar algumas dicas simples que vão transformar a forma como você vê sua vida profissional.

Para muitos, ser feliz na profissão é questão de sorte, mas para nós que praticamos a felicidade consciente, o entendimento da felicidade no trabalho está palmilhada. Totalmente clara e visível.

Se você quiser saber mais sobre o passo a passo de como escolher a profissão certa sem contar com a sorte continue essa leitura. Se ficarem dúvidas, escreva um comentário nessa postagem que ficarei feliz em ajudar.

Hoje em dia tenho claro os fatores que geram a felicidade no trabalho, mas isso nem sempre foi assim. Tive que passar por muitos obstáculos, cursos e empregos diferentes.

Dentre as dificuldades que encontrei, houve empresas opressoras e antiéticas, trabalhos inúteis e a sensação de que trabalhava apenas para pagar boletos.

Mas hoje entendo que minha experiência e estudo fez com que eu pudesse fornecer um atalho para que você não passe pelo que passei e possa escolher a profissão certa.

Vamos começar com os 3 principais enganos da escolha profissional:

Engano 1) Escolher a profissão certa é questão de sorte.

Esse engano nos faz acreditar que por mais que a gente vá à feiras profissionais nas universidades, faça teste vocacional, faça transição de carreira orientada… ainda assim estaremos contando com a sorte. Como se não houvesse um padrão que pudesse ser nosso atalho, pois nos sentimos “exclusivos” em nossas características e dores.

Razão para o Engano 1) Há um emaranhado de causas e condições que nos levam a obter resultados bons ou ruins, logo, acreditar na sorte é uma forma de explicar aquilo que não compreendemos. Além disso, por não controlarmos todos os fatores externos, e por estarmos na dependência da energia que recebemos do que estamos oferecendo, nossa percepção da profissão pode mudar conforme os estímulos e dar uma falsa sensação de azar ou sorte.

Engano 2) Preciso escolher a profissão que dá mais dinheiro.

Esse engano é comum e faz formar uma fila enorme para o vestibular de medicina, sem que as pessoas entendam a razão pela qual alguns médicos são felizes (muitos não). Ou então, faz com que tenha uma longa fila de advogados desejando fazer concurso público para juiz, sem perceber que muitos, logo ao entrarem, já vão começar a contar os dias para a aposentadoria.

Razão para o Engano 2) Pressão social e familiar para a escolha da profissão certa podem nos levar a tomar más decisões profissionais, como por exemplo, não ouvir nossa vocação e escolhermos profissões que supostamente “dão mais dinheiro”.

Isso, pois, não entendemos que para ganharmos dinheiro precisamos nos diferenciar profissionalmente, e para isso acontecer, é necessário grande empenho e a criatividade que só vem com o entusiasmo pelo que estamos fazendo. Além disso existem muitas pessoas ricas e infelizes, não se iluda.

Engano 3, O engano fundamental que sabota nossa felicidade) Autocentramento.

Autocentramento: Escolher uma profissão pensado só em si mesmo é o caminho do fracasso. Geralmente estamos tão desesperados em sermos felizes e nos livrarmos do sofrimento que geramos mais e mais sofrimento, nos focamos em nós mesmos cada vez mais e só pioramos a situação.

Esse engano é nosso engano fundamental. Quanto mais autocentrados, pior ficam nossas relações profissionais, amorosas e familiares.

Razão para o Engano 3) Quando somos crianças dependemos exclusivamente de nossa mãe. Você pode perceber que os bebês seres humanos não nascem prontos, e por essa razão demoram muito tempo até poderem andar sozinhos. Ainda na adolescência é muito comum estarmos acostumados a sermos cuidados. Isso gera um comportamento vicioso, onde não temos autonomia e não sabemos cuidar.

Não somos educados socialmente para sermos cuidadores. Na escola temos uma educação limitante, que continua assim na faculdade. Isso pode acontecer pelo fato de que uma população dependente é mais fácil de ser manipulada. O poder está nas mãos de quem cuida. Saber cuidar é ter autonomia. Autonomia é poder.

 

3 Passos Para Escolher a Profissão Certa Sem Contar Com a Sorte:

Passo 1) Gerar Benefício

Profissão, trabalho, atividade laboral, ocupação, emprego, cargo, carreira…. tudo isso nada mais é do que uma forma de entrarmos em uma rede, onde poderemos gerar benefício para as pessoas. Pense: onde você poderá gerar benefício e se alegrar verdadeiramente com a felicidade da pessoas que você vai ajudar?

Passo 2) Entender Necessidades e Desejos

Marketing é uma área do conhecimento que desenvolveu ferramentas sofisticadas para entender as pessoas no mundo delas, sem contar com a sorte, prevendo necessidades e desejos das outras pessoas, para assim entregar produtos e serviços mais ligados com aquilo que as pessoas precisam e menos com o que a gente acha que precisam.

Procure pensar em qual área de trabalho você adoraria pensar muito em identificar e saciar as necessidades e desejos das pessoas que você for beneficiar com a sua atividade.

Passo 3) Quero Muito Disso em Minha Vida

O que você estudaria mesmo sem ganhar nada com isso? É uma certeza que dada a complexidade dos dias de hoje você terá que estudar continuamente, então, é importante que você estude algo que gere curiosidade e descoberta em você, algo que contribua para seu desenvolvimento.

Saiba que tudo aquilo que focamos se expande, então, quando eu tive uma loja de roupa de bebê eu acabava tendo muita roupa de bebê por toda minha casa. Quando eu tive livraria, acabava tendo muitos livros o tempo todo.

Quando fui ajudar empreendedores a se desenvolverem através do meu trabalho de consultora no Sebrae, me desenvolvi muito mais rápido.  Por exemplo, personal trainers costumam ter um excelente preparo físico. O que você deseja que tenha em abundância na sua vida?


Ficou alguma dúvida sobre como escolher a profissão certa? Espero ter fornecido excelentes ideias para auxiliar você a encontrar, em seu interior, a vocação que fará você superar os obstáculos da carreira, dando sentido e propósito para sua vida.

Se quiser ler mais sobre prosperidade veja esse artigo.

Com amor,
Marjorie Jonsson.

Marjorie Jonsson

Sobre o autor | Website

Bacharel em Administração de Empresas. Publicitária. Autoempreendedora. Mestre Reikiana. Participa de grupo de estudos no Cebb Caminho do Meio. É facilitadora de meditação na PUCRS.

Baixe Gratuitamente o Livro Ansiedade Sem Remédios, Volume 2.

Baixe Gratuitamente o Livro Ansiedade Sem Remédios, Volume 2.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.