Mais Autoconhecimento Erickson Rosa
Como Reprogramar a Mente para Sair da Autossabotagem
Nossa mente é uma ferramenta incrível que nos auxilia em diversas questões em nossa vida. Entretanto, quando essa ferramenta não é bem utilizada, pode-se cair em armadilhas que você mesmo cria. Esse processo chama-se AUTOSSABOTAGEM.
Você sabia que hoje pode estar sendo vítima de sua própria mente? A grande maioria das pessoas não sabe que há um poderoso inimigo que sabota sua vida. Esse inimigo é sua própria mente. Nossa mente é uma ferramenta incrível que nos auxilia em diversas questões em nossa vida. Entretanto, quando essa ferramenta não é bem utilizada, pode-se cair em armadilhas que você mesmo cria. Esse processo chama-se AUTOSSABOTAGEM. Contudo, você pode aprender a reprogramar a mente para que não caia nessa armadilha.
A Autossabotagem é um inimigo oculto, que ocorre de maneira muito sutil e a pessoa não se dá conta. Mas você pode aprender a identificar quando esse inimigo está agindo e parar esse processo e reprogramar a mente antes que isso impeça você de alcançar seus objetivos.
# Como identificar a Autossabotagem
Há vários sintomas que podemos verificar para saber se estamos passando por um processo de autossabotagem. Aqui vou listar 3 dos principais, mas se quiser ver a lista completa pode ler esses dois artigos onde mostro os 12 principais comportamentos Autossabotadores –Parte 1 / parte 2.
1º Procrastinar:
A procrastinação ocorre sempre de maneira inconsciente e pode ser ate vista como esquecimento. A psicologia sabe que esses comportamentos se dão de maneira automatizada, ou seja, de maneira muito sutil e não consciente.
A pessoa pode procrastinar coisas que geram perdas financeiras como:
- Atrasar uma conta por procrastinar o pagamento;
- Deixar de declarar o imposto e pagar multas;
- Não conseguir se organizar financeiramente e sempre estar em débitos.
Outra forma é se sabotar de modo a não conseguir gerar uma vida que você deseja. Alguns exemplos são:
- Não ter tempo para se organizar financeiramente;
- Adiar a organização de suas tarefas;
- Procrastinar a definição de objetivos;
- Deixar para elaborar sua meta de vida para depois.
Esses são os exemplos dos efeitos nocivos que a procrastinação tem em sua vida. Observe se isso acontece com você, pois é um poderoso sinal de que está sendo vítima dessa armadilha.
2º Atrair pessoas e situações negativas:
Aaron Beck, psiquiatra criador da Terapia cognitiva, dizia que as pessoas buscam confirmarem suas crenças no mundo. Isso significa que nós atraímos os padrões mentais que temos. A psicologia já sabe que as pessoas se atraem por padrões mentais e de comportamento.
Se na sua vida você atrai muitos problemas e pessoas que lhe trazem prejuízos isso significa que seu padrão mental está sabotando você.
3º Prejuízos e problemas que aparecem do nada.
Multas, doenças e os mais diversos problemas parecem aflorar em sua vida. Isso tem muito a ver com o processo de autossabotagem.
# Como reprogramar a Mente.
A mente é algo que possui padrões. Esse padrões são o que definem nossas ações. Funciona assim:
Padrões mentais => pensamentos => emoções => ações => resultados
São nossos padrões mentais que geram nossos pensamentos, emoções, ações e por fim os resultados. Para podermos modificar os resultados de nada adianta modificar suas ações e nem seus pensamentos, temos que ir à raiz do problema que são os padrões mentais. Dessa forma você pode aprender a reprogramar a mente.
# Uma nova forma de Reprogramar a Mente.
A psicologia cognitiva comportamental pesquisa cada vez mais como eliminar esse processo e trazer mais felicidade para sua vida. Técnicas da psicologia cognitiva em conjunto com a psicologia positiva tem mostrado diversos resultados positivos para solução desse problema.
Essas são as formas mais eficazes e comprovadas cientificamente para ajudar você. Se quiser saber mais basta de cadastrar e baixar meu e-book onde ensino 3 dessas técnicas para você.
Baixe aqui: 3 Ferramentas Contra a Autossabotagem
Se gostou desse texto não esqueça de compartilhar. Além de ajudar o blog a crescer você colabora divulgando essas informações para pessoas que precisam. Um grande abraço e até o próximo artigo.
Seja o primeiro a comentar!