Tenha controle da sua vida

Faça Como 10.968 Leitores e Baixe Gratuitamente Agora os 8 Métodos Comprovados Para a Cura da ANSIEDADE.

Mais Autoconhecimento Juan O'Keeffe

Virtudes humanas e seus significados

Virtudes humanas e seus significados

Virtudes são qualidades que levam a excelência humana. São a nossa essência como pessoas. É o que forma o nosso caráter.

Virtude é um termo que vêm desde a Grécia Antiga em textos de filósofos como Aristóteles, Sócrates e Platão.

A virtude refere-se primeiramente a excelência moral. Escolher o certo sobre o errado. Procurar fazer o bem. Mais ainda, temos também as chamadas virtudes intelectuais.

Alguns exemplos de virtudes são justiça, coragem, humildade, honestidade, paciência, lealdade e compaixão. Mas essa é uma pequena lista. Existe uma quantidade muito maior de virtudes que podemos encontrar.

O contrário de virtude é vício. Esses são atributos considerados negativos para o bom convívio em sociedade como por exemplo, inveja, arrogância, injustiça e ganância.

As virtudes têm uma ligação forte com diferentes tradições religiosas. Diversas delas como cristianismo, budismo, hinduísmo, judaísmo, islamismo e taoísmo oferecem uma lista de virtudes que consideram as mais importantes de serem cultivadas.

Mais recentemente, as virtudes têm sido objeto de estudo da psicologia na vertente conhecida como psicologia positiva. Tradicionalmente a psicologia focou seus estudos em como resolver distúrbios psicológicos olhando mais para os problemas como depressão e ansiedade por exemplo. A psicologia positiva surgiu como uma ideia de cultivar o lado positivo da personalidade, as virtudes, como um caminho alternativo para o bem-estar.

Virtudes cardeais

As virtudes cardeais são as quatro virtudes apresentadas por Platão. São consideradas as quatro virtudes centrais dos ser humano.

Prudência – Esta virtude originalmente vem da palavra sapientia que em latim significa sabedoria. É uma virtude do intelecto, do conhecimento e da razão. É a virtude que nos permite julgar o que é certo e errado em cada situação. Por exemplo, alguém que toma uma decisão importante sem a devida avaliação do cenário e informações pode se dizer imprudente. É considerada a mãe de todas as virtudes.

Justiça – Virtude moral de agir de forma correta em relação ao próximo. Significa dar ao outro aquilo que lhe é devido e que é dele de direito. Respeitar os direitos de cada um tratando o outro como você gostaria de ser tratado.

Fortaleza – Esta é uma virtude também referida como força e coragem. Refere-se a habilidade de confrontar medos e incertezas para poder seguir em frente. É o espírito do guerreiro.

Temperança – Esta é uma palavra que não é mais tão utilizada nos dias de hoje. O melhor sinônimo seria moderação. Esta virtude diz respeito a capacidade de agir de forma equilibrada e sem praticar exageros para não incorrer em atitudes que possam se tornar prejudiciais. Por exemplo, evitando excessos no consumo de comida ou bebidas alcoólicas.

Pouco se ouve falar de virtude hoje em dia. Mas neste mundo cada vez mais conturbado, deveria estar mais atual do que nunca. Devemos relembrar este conceito e procurar cultivá-las. São qualidades importantes para desenvolver o nosso espírito e viver melhor em sociedade. Cultivar virtudes é cultivar qualidade interior. E se quiser saber mais sobre o tema fica o convite para ler este outro artigo onde aprofundo mais o assunto.

Juan O'Keeffe

Sobre o autor | Website

Empreendedor, pai de um menino chamado Lucas e de uma cachorrinha chamada Nina. Bacharel e mestre em Administração de Empresas pela PUC-RS também estudei por um ano nos EUA. Ex-funcionário do mundo corporativo onde atuei em funções de analista e gerente de projetos de software em multinacionais Fortune 500 como HP e Dell. Atualmente meus maiores interesses são desenvolvimento pessoal, cães, negócios e alimentação saudável.

Baixe Gratuitamente o Livro Ansiedade Sem Remédios, Volume 2.

Baixe Gratuitamente o Livro Ansiedade Sem Remédios, Volume 2.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.