Scroll Top
Tenha controle da sua vida

Faça Como 10.968 Leitores e Baixe Gratuitamente Agora os 8 Métodos Comprovados Para a Cura da ANSIEDADE.

Mais Autoconhecimento

Insônia – Tudo que precisa saber – Tipos, Causas e Tratamento.

Insônia – Tudo que precisa saber – Tipos, Causas e Tratamento.

Nesse artigo você aprenderá:

  • O que é insônia;
  • O que causa a insônia;
  • Qual o tipo mais comum e insônia e o que a causa;
  • Como tratar a insônia;

# 1- O que é Insônia.

Vamos primeiramente definir o que é insônia. É a dificuldade que a pessoa tem em iniciar ou manter um sono, ou ainda ter um sono não reparador. A insônia para ser diagnosticada é necessário que o sujeito tenha prejuízo pessoal ou ocupacional com a falta de sono.

Outra forma de ocorrer a esse problema é quando a pessoa dorme, porém acorda durante a noite e não consegue mais adormecer. Também pode haver caso de sono excessivo onde a pessoa então dorme durante o dia, mas não consegue iniciar o sono durante a noite.

insonia-3# 2- O que causa a Insônia.

A causa da insônia pode ter fatores genéticos, de algum tipo de transtorno (como depressão, ansiedade e transtorno bipolar), por uso de determinadas substâncias, ou também pode ser aprendida. Como assim aprendida? Podemos aprender a a não ter sono através de condicionamento.

Criamos hábitos que geram em nós a falta de sono e vamos condicionando nosso organismo a não dormir ou a ter pouco sono durante determinado horário. Funciona assim, digamos que você sempre dorme às 3 horas da manhã.

Com o passar do tempo seu organismo vai se habituando aquele horário. Logo seu corpo se acostuma a ter esse horário como estímulo para o sono. Esse tipo de insônia aprendida damos o nome de insônia primária ou psicofisiológica.

#3- Como aprendemos a ter insônia.insonia

Nosso cérebro e organismo são perfeitos em seu funcionamento. Quando aprendemos algo novo, nosso cérebro gasta bastante energia para aprendermos aquilo, porém depois de um tempo automatiza o processo.

Um exemplo disso é dirigir, caminhar e até amarrar os sapatos. Houve um tempo em que isso era algo difícil de realizar. Porém com o passar do tempo nosso cérebro automatizou isso.

E isso é uma coisa boa, pois imagine se para cada passo que tivesse que dar você precisasse pensar e coordenar. Seria um grande desgaste de energia.

Por isso nosso cérebro automatiza vários e vários processos. Agora o que isso tem haver com insônia? Bem na verdade existem processos que são automáticos em nosso organismo, como por exemplo, salivar quando olha uma comida muito saborosa, ou então ficar fechar os olhos quando alguém sora em seu olho. Essas ações que citei são involuntárias, acontecem sem sua vontade.

Por exemplo, mesmo que uma pessoa diga que vai soprar seu olho, você não conseguirá mantê-lo aberto. É algo que não está no seu controle. Veja que há um estímulo (que é o sopro) e uma reação (que é fechar o olho). Só que existe outras formas de aprendermos outros estímulos que geram esse resultado.

capa           Baixe aqui o Check list e veja qual seu tipo de insônia.

Por exemplo, Pavlov, um famoso fisiologista Russo, descobriu que quando servia a comida aos seus cachorros eles salivavam, porém notou que antes de mostrar a comida ao cachorro, este ouvia um sino e isso fazia o cão salivar. Pavlov notou que emparelhando o estímulo sino e comida, depois de um tempo o sino fazia com que a reação de salivar acontecesse.

Da mesma forma emparelhamos estímulos e reações. É exatamente isso que ocorre com a falta de sono. Ficamos emparelhando estímulos e sensações que nos deixam atentos ao invés de nos deixar descansar.

#4- Como acabar com a Insônia.insonia4

A falta de sono requer tratamentos de acordo com o seu tipo. Sabemos que ela pode ser primária (por aprendizado) e secundária (por substâncias, déficit neurológico ou por algum transtorno).  Se você possui os sintomas da insônia primária, você pode buscar tratamento psicológico e se tratar sem o uso de medicamentos ou métodos mais agressivos.

Para ajudar você a saber se você possui ou não a insônia crônica que pode causar danos sérios para sua vida, elaborei um check list, onde você pode responder rapidamente e saber como anda seu sono. Para isso basta acessar esse link: Check List.

Se você gostou das dicas comente e compartilhe para que mais pessoas possa se beneficiar. Assim além de ajudar nosso trabalho você ajuda também quem, assim como você, precisa dessas importantes informações.

Erickson Rosa

| Website

Terapeuta formado em psicoterapia e em reprogramação mental. Graduando em Psicologia pela PUCRS e autor do E-book com mais de 10.000 downloads, Cure a Ansiedade Sem Remédios. Desenvolvedor do Projeto Coach Matinal, do Método dos 8 passos e Colunista do UOL no Blog Horóscopo Virtual e Felicidade Consciente.

Baixe Gratuitamente o Livro Ansiedade Sem Remédios, Volume 2.

Baixe Gratuitamente o Livro Ansiedade Sem Remédios, Volume 2.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.