Scroll Top
Tenha controle da sua vida

Faça Como 10.968 Leitores e Baixe Gratuitamente Agora os 8 Métodos Comprovados Para a Cura da ANSIEDADE.

Mais Autoconhecimento

3 técnicas para aumentar seu controle emocional

Não seja mais refém de suas emoções. Conheça 3 técnicas para aumentar seu controle emocional. Saia dessa autossabotagem e não seja mais controlado por suas emoções.

3 técnicas para aumentar seu controle emocional

Você é uma pessoa que perde rapidamente o controle emocional quando algo a incomoda? Você consegue se controlar quando as situações não estão ao seu favor? Você sente que quando algo não sai como você espera parece que vai perder o controle?

Se você está com dificuldade em manter seu controle emocional, saiba que você está mesmo precisando ler esse artigo. Nesse texto você vai aprender:

  • Como aumentar o autocontrole
  • Como podemos modificar fisicamente nosso padrão cerebral
  • Como 3 técnicas simples ajudarão você nesse processo

Nossas emoções são extremamente importantes, pois são elas que mobilizam nossa ação. São nossos pensamentos que acabam gerando as emoções, e essas emoções nos motivam a agir. Por exemplo, você pensa em comprar um presente para quem você gosta e que estará de aniversário nessa semana. Logo começa a se sentir bem pensando no presente que dará e da felicidade que irá proporcionar a essa pessoa. Essa emoção motiva você a ir às compras, ou seja, ela que gera as ações, que posteriormente irão gerar os resultados em sua vida.

Baixe o E-book Gratuitamente clicando aqui e saiba como acabar com a autossabotagem controle emocional

Entretanto, se não possuímos controle sobre nossas emoções acabamos por ser controlados por elas. Se sentimos raiva, explodimos em fúria; se algo nos frustra, afundamos em tristeza; se alguém lhe mágoa, guardamos o rancor e o sentimento de vingança. Em suma, somos dominados por nossas emoções.

Mas você pode mudar esse cenário. Diversas pesquisas vêm sendo realizadas na área da psicologia comportamental cognitiva, com o objetivo de aumentar a consciência e o controle de suas emoções. Para ajudar você nisso, deixei aqui 3 técnicas comportamentais que ensino no treinamento fechado Coach Matinal Members. Vamos as elas:

1ª Controle emocional através da meditação: controle-emocional-

Meditar além de acalmar sua mente e limpar o excesso de pensamentos, aumenta a capacidade do cortéx pré frontal, o qual é responsável pelo controle de impulsos. Quando meditamos também trabalhamos nosso poder de atenção.

Aumentamos a capacidade de focar e não se distrair facilmente. Se ganha mais controle emocional e também de sua capacidade de atenção. Se quiser saber sobre os benefícios de se meditar você pode ver esse artigo que escrevi falando dos 21 principais benefícios cientificamente comprovados da meditação. Leia aqui: 21 Benefícios da meditação.

2ª Controle emocional através da observação de si:

controle-emocional-trabalho-Se observarmos sistematicamente nossas emoções descobriremos a origem de cada emoção. Veja que são os pensamentos que geram suas emoções, enquanto ignorar seus pensamentos, mais automatizado seus comportamentos serão e menos controle de si próprio você terá.

O esquema é simples:

Pensamentos => emoções => comportamentos/ações => resultados

São os seus pensamentos que geram seus resultados, mas se você só reage as suas emoções e não sabe quais os pensamentos a produziram, apenas responderá a sua emoção de maneira automática, sendo dominado por suas próprias emoções.

As emoções não são criadas de uma hora para outra. Leva-se tempo para desenvolvermos essa emoção. Se você sente raiva, por exemplo, dificilmente será pelo evento que despertou sua raiva naquele momento. Essa raiva já existia dentro de você. Ela foi apenas revelada pelo evento.

Se você começar a observar cada emoção considerando que ela possui uma origem, um pensamento que a gerou, conseguirá entender o Inteligencia_Emocional_pcporquê desse sentimento estar vindo a tona agora.

Por exemplo, atendi certa vez uma moça que ficava muito irritada toda vez que alguém dizia a ela que não sabia fazer algo direito e queria ensiná-la. Investigando isso, descobrimos que na verdade sua mãe vivia dizendo isso para ela, o que gerava frustração e raiva. Assim quando ela ouvia essa frase novamente reagia de maneira desproporcional, pois lembrava os eventos que tinha passado com sua mãe.  Quando ela descobriu isso pode compreender que sua raiva não era com a pessoa que queria ensiná-la, mas sim com a frustração de não conseguir atender as expectativas de sua mãe.

Essa é a importância de aprendermos a observar nossas emoções. Compreender a verdadeira origem de nossos sentimentos é fundamental para nossa felicidade.

Controle-emocional13ª Não se identificar com suas emoções:

Aprenda uma coisa: você não é suas emoções! Compreender isso significa entender que suas emoções são suas, mas não você. É como uma gripe, você a tem, mas não é ela. Entender isso gera mais capacidade de controle, pelo simples fato de que você pode cuidar de sua emoção como se cuida de um órgão enfermo.

Muitas pessoas notam que têm emoções negativas e desejam se livrarem delas, mas isso é um grande equívoco. Se você possui um órgão doente, como o estômago ou seu coração, você não se livra dela, mas cuida dela.

Da mesma forma é nossa emoção. Devemos cuidar de nossas emoções, compreendendo que há um motivo para elas existirem, uma razão para nossas emoções negativas reagirem em determinado momento de nossa vida.

Se quiser saber mais e aprofundar seu conhecimento sobre como aumentar seu controle emocional e como eliminar outros comportamentos autossabotadores que impedem você de ser feliz. Inscreva-se para os cursos online gratuitos do Coach Matinal que ocorrem somente 4 vezes no ano. Basta se inscrever aqui: O Fim da Autosabotagem

Comente abaixo o que achou desse artigo. Assim fico sabendo se estou no caminho certo para ajudar você. Se gostou compartilhe e ajude-me a ajudar cada vez mais pessoas. O mundo precisa de iniciativas positivas. Um grande abraço e até a próxima.

Erickson Rosa

| Website

Terapeuta formado em psicoterapia e em reprogramação mental. Graduando em Psicologia pela PUCRS e autor do E-book com mais de 10.000 downloads, Cure a Ansiedade Sem Remédios. Desenvolvedor do Projeto Coach Matinal, do Método dos 8 passos e Colunista do UOL no Blog Horóscopo Virtual e Felicidade Consciente.

Baixe Gratuitamente o Livro Ansiedade Sem Remédios, Volume 2.

Baixe Gratuitamente o Livro Ansiedade Sem Remédios, Volume 2.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.