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Como Dormir em apenas 5 minutos

Como Dormir em apenas 5 minutos

A falta de sono é um dos distúrbios mais comuns em nossa sociedade. Estima-se que a cada 10 pessoas 4 terão insônia crônica e que trará sérios problemas a sua vida. Problemas esses que geram distúrbios mais sérios como ansiedade, depressão e estresse. Sabe-se que um sono reparador é extremamente importante para a organização dos pensamentos. Se não temos essa organização ficamos cansados e extremamente esgotados no dia seguinte. Precisamos dormir bem para que tenhamos um dia saudável e produtivo.

Porém, apesar de ser um problema sério não significa que não haja tratamento para o padrão insone. Decidi então escrever esse artigo mostrando uma das técnicas mais poderosas da psicologia cognitiva para ajudar você a dormir em menos de 5 minutos.

É uma técnica bem simples, que você pode usar antes de dormir e que permitirá que seu corpo relaxe para o sono. É importante saber que esse exercício pode e deve ser combinado com uma rotina adequada. Isso melhora a automatização do sono, que seria você ter sono automaticamente no horário em que vai dormir.

capa        Saiba aqui se você possui ativo em seu organismo os sintomas  da insônia primária. Acesse o Check list 

Mas vamos então a técnica. Ela é dividida em 3 passos simples. 

1º Alongue-se:

Alongar faz você retirar os pequenos pontos de tensão que são gerados ao longo do dia. Essa tensão na musculatura faz você ficar alerta, por isso um bom alongamento antes de se deitar prepara seu corpo para relaxar. Alongue e verifique qualquer ponto de tensão que tenha em seu corpo. Vá relaxando seu corpo e o preparando para o sono.

2º Deite-se e respire:

O segundo passo é deitar confortavelmente e concentrar sua atenção em sua respiração. Comece a fazer o exercício 3-3- 6. Funciona assim, inspire em 3 segundos, segure o ar durante 3 segundos e solte contando até 6. Esse exercício faz algo muito simples em seu corpo: reduz o nível de oxigênio e aumenta o dióxido de carbono, fazendo seu organismo acionar o sistema parassimpático, que é responsável pelo relaxamento e manutenção do sono.

dormir13º Deixe os pensamentos fluírem:

Pode acontecer que no momento dos exercícios seus pensamentos começarem a sabotar você. Muitas pessoas relatam que ficam pensando nos problemas e se preocupando com coisas que em que fazer no outro dia. A dica aqui é a seguinte: deixe os pensamentos fluírem sem ser arrastado por eles. Ou seja, quando você sentir que está vindo esses pensamentos, diga a si mesmo que outra hora irá pensar sobre isso. Veja que também de nada adiantará se preocupar com algo que não pode ser resolvido naquele horário.

Com essas dicas com certeza você poderá iniciar uma boa noite de sono. Se deseja saber mais sobre como condicionar o seu sono e saber qual o seu tipo de insônia , acesse esse link e baixe seu Check list para a Insônia. Se gostou do artigo comente abaixo, curta e compartilhe. Assim ajuda a divulgar esse conhecimento e outras pessoas podem se beneficiar com isso. Até a próxima.

Erickson Rosa

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Terapeuta formado em psicoterapia e em reprogramação mental. Graduando em Psicologia pela PUCRS e autor do E-book com mais de 10.000 downloads, Cure a Ansiedade Sem Remédios. Desenvolvedor do Projeto Coach Matinal, do Método dos 8 passos e Colunista do UOL no Blog Horóscopo Virtual e Felicidade Consciente.

Baixe Gratuitamente o Livro Ansiedade Sem Remédios, Volume 2.

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1 Comentário

  1. Rosinete disse:

    Ter aberto esse site ontem a noite, foi a melhor coisa que fiz, pois eu estava muito agitada e nesse site estava aplicado exatamente o que eu sentia muito obrigada!

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entre em contato com o suporte.