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Ansiedade – 5 Comportamentos Autossabotadores que geram Ansiedade

Ansiedade – 5 Comportamentos Autossabotadores que geram Ansiedade

Você se sente com medo e ansiedade de não conseguir realizar seus objetivos? Não consegue realizar projetos pessoais? Sente-se com muita ansiedade? Você abandona atividades que trazem benefícios profissionais, emocionais na saúde(Cursos, treinamentos, tratamentos, estudos, exercícios e etc)? Você tem medo excessivo de arriscar e sair da zona de conforto?

Se você respondeu sim a qualquer uma dessas perguntas é provável que você esteja sendo vítima dos comportamentos autossabotadores que geram ansiedade e problemas em sua vida. Nesse texto vocÊ vai aprender como evitar que esses problemas ocorram com você. Você vai aprender:

  • 5 erros que geram ansiedade;
  • Como evitar esses comportamentos autossabotadores;
  • Uma forma poderosa de acabar com a ansiedade

Mas o que são comportamentos autossabotadores?    

São comportamentos que utilizamos em nossa vida e que acabam prejudicando nossos objetivos e gerando ansiedade. Esses comportamentos são estratégias e crenças que utilizamos e aprendemos em algum momento de nossa vida e acabamos os automatizando, ou seja, a pessoa não percebe que está tendo comportamentos que geram ansiedade e depressão. Um exemplo seria uma pessoa que tenha sido criada aos berros, irá tratar a si mesmo com berros internos quando for adulta. Será uma pessoa que se crítica excessivamente. Isso nos leva ao primeiro comportamento autossabotador:

1. Criticar-se:Ansiedade

A crítica está ligada ao julgamento e culpa. Quando nos criticamos estamos na verdade nos culpando e condenando, e isso demonstra uma falta de amor consigo. Esse comportamento baixa sua autoestima e diminui sua autoconfiança. A crítica aumenta a ansiedade, pois diminuímos nossa confiança em ações futuras.  Há pessoas que acreditam que a crítica gera uma maior assertividade, mas na verdade apenas enfraquece a sua autoestima. Por isso não se critique. Busque olhar seus pontos fortes e compreender suas capacidades. 

2. Assustar-se:Ansiedade1

Por que pensar no pior? As pessoas que se assustam pensam que o pior sempre pode acontecer com elas, e isso colabora para que sintam muita ansiedade. Parece que diante qualquer desafio o resultado é sempre o pior possível. Pare de se assustar. Se você vai começar um projeto, confie em suas capacidades; se está para fazer uma apresentação, treine e confie em você mesmo. Pensar que o pior sempre vai acontecer é uma maneira de tratar mal a si mesmo. Comece a observar os pensamentos catastróficos sobre o futuro e deixar de segui-los como se fossem reais. Veja que são apenas pensamentos e você não precisa acreditar que eles são reais.

3.Procrastinar:

ansiedadeA palavra aqui é começar. Ao adiar as decisões e seus afazeres pode ser que sua ansiedade reduza  por um tempo, mas logo a ansiedade voltará, e pior, com mais força e com culpa, pois você irá se sentir culpado por adiar a situação. Seja qual for a situação que está adiando é importante começar o quanto antes. Se está adiando dizer algo para alguém por medo de fazer essa pessoa sofrer, então saiba que por medo de sofrer sofremos muito mais.

4. Não se organizar:ansiedaDE

Acredite, organizar o seu dia reduzirá incrivelmente sua ansiedade. Organize as coisas que terá que fazer, estabeleça prazos para terminar suas tarefas, porém faça que esses prazos sejam alcançáveis. Dessa forma você reduz o acúmulo de tarefas e a ansiedade que a falta de organização traz.

5.  Não Relaxar:

ansiedadeÉ importante aprendermos a relaxar. Tanto nosso corpo quanto nossa mente precisam de descanso. Se você submete  sua mente e seu corpo durante muito tempo a ansiedade e aos problemas que estressam você, eles com certeza afetarão sua saúde. Por isso é importante que pelo menos uma vez por dia você relaxe, descanse sua mente e seu corpo para que possa estabelecer o equilíbrio de seus pensamentos.

Um Método para restabelecer o equilíbrio.

Existe um método, já comprovado cientificamente e altamente eficaz, que restabelece o equilíbrio emocional e mental e ainda reduz sua ansiedade. Esse método é a meditação. A meditação é uma técnica antiga e transcendental que parte do princípio que todos nós possuímos uma sabedoria interior, e que todas as soluções para nossos problemas encontram-se nessa sabedoria interior.

Mas como praticar?

Basta que você diga as orientações que vou lhe dar:

  • Sente-se em um lugar confortável;
  • Comece a relaxar, prestando atenção em cada parte de seu corpo;
  • Respire fundo e expire;
  • Feche os olhos;
  • Não tente controlar os pensamentos, apenas deixem que eles fluam. Não se prenda a nenhum dos pensamentos, apenas os observe;
  • Fique assim por pelo menos 5 minutos.

Se você quiser saber mais dicas e aprender técnicas altamente eficazes e cientificamente comprovadas para eliminar a Ansiedade exacerbada, convido você a conhecer o treinamento para o FIM da Ansiedade que dou em um circuito de dois eventos ao vivo, onde você pode fazer perguntas e tirar suas dúvidas comigo ao vivo. Você pode se cadastrar que sempre irei avisar quando estiver acontecendo um novo evento.

O nosso próximo evento ocorre nesse mês em uma quarta feira dia 22/02 às 20:00 e o segundo evento dia 01/03/17 às 20:00. 

Participe de nosso treinamento gratuito contra a ansiedade. saiba como clicando aqui: TREINAMENTO O FIM DA ANSIEDADE

Erickson Rosa

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Terapeuta formado em psicoterapia e em reprogramação mental. Graduando em Psicologia pela PUCRS e autor do E-book com mais de 10.000 downloads, Cure a Ansiedade Sem Remédios. Desenvolvedor do Projeto Coach Matinal, do Método dos 8 passos e Colunista do UOL no Blog Horóscopo Virtual e Felicidade Consciente.

Baixe Gratuitamente o Livro Ansiedade Sem Remédios, Volume 2.

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1 Comentário

  1. Kell disse:

    Adorei sua materia. E impressionante como fazemos tudo errado, com atitudes que geram mais ansiedade.Parabens e obrigada .

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